Além dos gabaritos e orientações disponíveis na descrição dos produtos, preparamos um guia extra com informações ideais para fechamento dos seus arquivos.
Seguindo as instruções a seguir, você obterá o resultado mais próximo ao desejado.

Procure sempre um profissional de artes gráficas para o desenvolvimento de layouts, composições e tratamento de imagens para evitar resultados diferentes do desejado.


FORMATOS, CORTE E SANGRIA

Todo material gráfico possui o seu formato de produção maior do que o formato final. Chamamos estes milímetros a mais na arte de sangria.
Na Sereiarte trabalhamos com 3 a 5mm de sangria. Se não houver indicação no seu gabarito, utilize 3mm.

EXEMPLOS:

PRODUTO                                         FORMATO COM SANGRIA                          FORMATO FINAL
Cartão de Visita                                 9x5cm                                                              4,8x8,8cm
Folheto                                             10,2x15,2cm                                                   10x15cm
 


MARGEM DE SEGURANÇA

Apesar do avanço tecnológico para equipamentos gráficos, alguns processos - muitas vezes, ainda manuais, - podem resultar em pequenas variações. No corte, podem ser ocasionadas ao bater o papel ou na pressão do corte do equipamento.

Para que informações importantes não sejam prejudicadas, solicitamos realizar as artes com uma margem de distância entre o formato final e o conteúdo de texto do impresso. Chamamos essa margem de margem de segurança. Cada impresso tem sua própria área de segurança e ela pode ser observada ao baixar o gabarito. Siga atentamente os gabaritos disponibilizados para que não haja cortes indesejados e principalmente evite a utilização de molduras nos impressos.
 


ESCALA DE CORES

Existem várias escalas de cores, como RGB, LAB, dentre outras. Todo processo gráfico tem como base a escala de cor CMYK. Se seus arquivos estiverem em uma escala de cor diferente, ele será convertido automaticamente. Quando isso acontece, os resultados finais podem ser diferentes do esperado. 


PRETO CALÇADO

Tenha cuidado ao criar a arte! Quando usamos 100% das cores básicas do CMYK (100% Ciano, 100% Magenta, 100% Yellow, 100% Black), pode resultar no entupimento das fontes, potencializando o risco de decalque no impresso e aumentando os riscos de variação tonal no momento de impressão.
Sempre que desejar um preto mais escuro, não utilize as 4 cores para composição. Para evitarmos estes problemas recomendamos que o preto seja calçado, ou seja, utilize 30% de ciano e 30% magenta (C 30 M 30 Y 0 K 40) Dessa forma teremos um preto mais escuro que o convencional, produzido de forma segura.


ESCALA EUROPA E CORES IRREGULARES

A gama de cores da escala CMYK possui limitações de reprodução, não sendo possível representar com precisão todas essas diferenças tonais no processo de impressão. A variação tonal é agravada na produção de cores escuras, principalmente com as cores, marrom, verde, azul e vermelho rubro.

Por evitar esse problema, existe uma escala de impressão que auxilia no controle dos processos, chamada escala EUROPA, que visa trabalhar de forma segura com as cores, sempre trabalhando com uma variação tonal de 10% e nunca utilizando mais de 3 cores na formação das cores. Já percebeu que as amostras de cores dos softwares possuem seus percentuais arredondados? E que nenhuma cor da escala possui mais do que 3 das cores básicas da escala CMYK em sua formação? Isso porque dessa forma, fica mais fácil garantir a fidelidade de cores no processo de impressão.

A Sereiarte não é responsável por essa verificação e não há como realizar essa correção de composição. Essa é uma informação que você deve utilizar no desenvolvimento inicial da sua arte. 


PANTONE®

Existe uma tabela de cores especiais para o processo de impressão, com cores que não estão dentro do espectro de cores da escala CMYK. Chamamos essas cores especiais de PANTONE®. No entanto, a maioria das cores Pantone® não podem ser reproduzidas dentro da escala CMYK e a Sereiate não trabalha com cores especiais em sua produção. Caso a sua arte tenha alguma em Pantone® você terá que convertê-las para CMYK.

Cores metálicas como outro, prata, bronze ou cores fluorescentes não podem ser impressas. Quando os materiais possuem essas cores, elas são aplicadas sobre a impressão através de processos diferentes da impressão, como hot stamping, tendo limitações de uso.


CINZA FALSO

Muitas vezes ocorre do impresso que deveria ser cinza sair na impressão com tom esverdeado. A causa principal deste problema é o cinza falso. Ao invés de utilizar uma retícula de preto, o que seria a escolha correta para a produção da cor cinza, o designer opta por uma combinação de retículas de cores diferentes. Então, mesmo que a tela do monitor sugerir que o resultado é um tom de cinza, durante o processo de impressão a mistura do CIANO com o AMARELO se sobressai resultando numa cor esverdeada.


CORES SOBREPOSTAS

Em processos gráficos, as cores sobrepostas referem-se à sobreposição de diferentes cores ou elementos gráficos na impressão, onde uma cor não "cobre" a anterior, mas sim se sobrepõe, criando efeitos visuais que podem apresentar resultado diferente do desejado na impressão.

Para que você não tenha surpresas verifique se suas artes possuem ou não cores sobrepostas na sua composição antes de enviar seus arquivos para impressão.


TOM SOBRE TOM

Caso o intuito da arte seja criar um efeito de tom sobre tom, deixando uma retícula sobre a outra ou uma retícula aplicada sobre um fundo chapado, recomendamos que a diferença de um tom para o outro seja no mínimo de 15%. Dessa forma garantimos a reprodução no processo de impressão, não havendo riscos de se perder detalhes durante as etapas produtivas. 


FONTES

Todas as fontes devem ser convertidas em curvas. Caso contrário, o software poderá substituir as fontes por outras quaisquer. Realizamos uma checagem prévia e se constatado, seu arquivo será refugado para correção. No entanto, nem sempre o software indica as fontes que não foram convertidas. Por isso, é de responsabilidade do cliente realizar a checagem antes de enviar seus arquivos. Caso o software apresente algum bug e não informe sobre a troca de fontes, o arquivo será impresso com fontes trocadas e não nos responsabilizamos pelo mesmo.


 VERSOS

Os arquivos que possuem verso geralmente são enviados com duas páginas, as orientações abaixo devem ser seguidas para evitar problemas nos processos de montagem e fechamento.

É importante observar atentamente e seguir as orientações do gabarito. P processo de reprodução dos versos necessita que os arquivos estejam casando “pé-com-pé” ou “cabeça-com-cabeça”. Nem todos os designers ou arte-finalistas detêm esse conhecimento, enviando muitas vezes os arquivos de cabeça pra baixo, gerando problemas no processo produtivo, prejuízos e frustrações.


 VERSOS 4/1

Arquivos de que possuem a composição 4/1, ou seja a frente em 4 cores e o verso em tons de cinza devem ter os versos, quando em bitmaps, convertidos devidamente para a escala de tons de cinza. Caso o arquivo possua mais de uma cor e o produto seja um impresso 4/1 o seu verso será convertido automaticamente para tons de cinza. Tenha bastante atenção para não ocorrerem conversões indesejadas.


RESOLUÇÃO DE IMAGENS EM BITMAPS

As imagens de mapa de bits que forem introduzidos a arte digital devem apresentar uma resolução mínima de acordo com o processo produtivo. Imagens que apresentem valores inferiores aos solicitados na tabela abaixo apresentarão falta de nitidez, pixelização e até variações cromáticas por não conterem as informações necessárias para sua reprodução de forma eficaz.

Impressão Offset e Digital: 300DPI (impressos em papel, em geral)
Banners: 200 DPI

É muito importante atentar-se que imagens de baixa resolução não ganham resolução simplesmente com a conversão para uma resolução maior. É de responsabilidade do cliente criar os arquivos com suas respectivas resoluções mínimas exigidas. Caso contrário, haverá problemas na impressão.


CORES DE IMAGENS EM BITMAPS

As imagens em mapa de bits também possuem um perfil cromático que afetam sua reprodução nos sistemas gráficos, assim como os vetores que compõem a arte gráfica eles precisam estar na escala CMYK. Caso algum arquivo apresente uma escala diferente o sistema de pré-impressão converterá automaticamente as imagens para a escala CMYK.  Com exceção se o Bitmap for no verso de um produto 4/1, nesse caso a conversão será para a escala de Tons de Cinza.

Escalas de Cor não Aceitas:
CMY, LAB, RGB, e etc.

Para evitar mudança drástica nos tons das cores ao efetuar a conversão de uma escala para outra, principalmente na escala RGB para CMYK, recomendamos a utilização de softwares profissionais.

ATENÇÃO: Havendo alguma divergência de cores no resultado da impressão comparado com o arquivo digital avalie se o mesmo não fora enviado originalmente em RGB, o sistema de pré-impressão faz a conversão automática da escala de cor RGB para a escala CMYK mas o resultado dessa conversão pode não ser o esperado. Por isso recomendamos a utilização de softwares para manipulação de imagens em mapa de bits. É de total responsabilidade do cliente enviar os arquivos dentro da escala CMYK.


BITMAPS EMBED

Imagens que são incorporadas ao layout de forma incorreta causam um erro chamado EMBED, elas precisam ser convertidas para bitmaps.


MÁSCARAS DE VERNIZ LOCALIZADO

Os arquivos que serão produzidos com o acabamento de Verniz Localizado necessitam de uma máscara de aplicação.

A máscara de aplicação deve ser composta preferencialmente por imagens vetoriais, todavia pode ser utilizada também bitmaps, desde que os mesmos estejam com a resolução adequada e apresentem apenas a cor PRETA (Black) em sua composição.

Muitas vezes os arquivos das máscaras não casam com o arquivo onde será aplicado, é de responsabilidade do cliente verificar o posicionamento. Caso contrário, a aplicação do verniz será feita fora do local desejado.

Outra causa de falhas na aplicação de verniz localizado são ocasionadas por fontes de corpo muito pequeno ou em vetores com a espessura muito fina.

O processo de aplicação de verniz localizado é serigráfico e demanda a gravação de uma tela e a revelação de um fotolito, assim o registro ocorre de forma diferente do processo de impressão, gerando limitações técnicas. Por isso, não é possível aplicar verniz localizado em fontes muito finas ou pequenas. Recomendamos a aplicação em fontes com corpo dez ou superior.


HOTSTAMPING

Consiste na aplicação de uma fita metálica sob o impresso através da termo transferência. Possui diversos efeitos e enobrece o impresso. A máscara de Hot Stamp funciona da mesma forma da máscara de verniz localizado, porém, com algumas limitações.


FACA PARA CORTE E VINCO

Assim como ocorre no corte feito pela guilhotina, o corte feito com faca especial também precisa ser sangrado, seguindo as orientações sobre sangria e margem de segurança.

 


GRADIENTES

Este tipo de preenchimento pode apresentar problemas no fechamento dos arquivos. Quando não convertido para bitmap o efeito de gradiente pode desaparecer, mudar de ângulo, modificar o número de etapas e apresentar estriamento. Evitamos esses problemas convertendo-o para bitmap, não esquecendo de seguir os parâmetros de resolução bem como de escala de cores.


EFEITOS

Existem vários efeitos disponíveis nos programas de manipulação de imagens vetoriais. Esses efeitos enriquecem a composição da arte gráfica entretanto podem apresentar problemas no fechamento do arquivo e no processo produtivo.

Todos os efeitos devem ser desagrupados, separados e convertidos em bitmaps. Caso contrário o resultado final pode ser diferente do esperado.

Abaixo segue uma pequena lista de efeitos que causam problemas no fechamento do arquivo.

• Mistura Interativa
• Lente
• Contorno Interativo
• Distorcer
• Sombreamento
• Envelope
• Extrusão
• Mídia Artística
• Power Clip
• Perspectiva
• Preenchimento Interativo

No efeito de sombreamento recomendamos a separação do efeito antes da conversão para bitmap.


REVISTAS, LIVROS E CATÁLOGOS

As margens de sangria destes impressos são diferentes dos demais impressos, eles são cortados numa guilhotina trilateral e precisam ter no mínimo 5mm de sangria para cada lado e uma margem de segurança interna também de 5mm.

A área interna de um livro ou revista com colagem precisa ter um espaçamento maior no centro. Recomendamos que esse espaço seja no mínimo de 10mm, mas o mesmo pode variar de acordo com o número de páginas e a espessura do papel adotado para produção do miolo. Se essa distância não for respeitada o texto ficará escondido dificultando ou impossibilitando a leitura.

Ao enviar uma revista, catálogo ou livro para produção não é necessário que as páginas estejam imposicionadas uma ao lado da outra. Basta enviar cada página solta, de forma isolada, essa forma facilita a manipulação dos arquivos pelos softwares de imposição agilizando a produção do seu impresso.